Loja online

Implementar o cartão de cliente virtual na loja física permite que os clientes acumulem pontos com compras ocorridas na loja física. Para tal, uma boa solução consiste em dispor de uma extranet disponível para o lojista que poderá utilizar um leitor de QR-Codes (via telemóvel, tablet ou equipamento no posto de trabalho) - este já contém o NIF do cliente, o código da fatura e o total do valor. Após a leitura do QR-code da fatura, a atribuição de pontos ocorre de forma automática para o respetivo cliente.

Sistema anti-fraude: deteção automática de abusos por parte do lojista (compras ocorridas por clientes que não pedem fatura, podem gerar movimentos para um dado cartão em particular) e deteção de tentativa de dupla contribuição de uma dada fatura.

Este sistema funciona com uma loja física ou mais, sem custos adicionais de software ou licença.

Para deteção da notas de crédito (cancelamentos) da fatura que gerou os pontos, é necessário extender as funcionalidades do motor de integração de dados para ler também os possíveis movimentos ocorridos sobre cada fatura (para um prazo de tempo determinado).



Possibilidade de permitir a existência de um cartão de cliente virtual. Cada compra (com a confirmação do pagamento) origina um total de pontos que são somados ao total do cartão virtual. O cliente pode converter parte ou a totalidade dos pontos em vouchers que dão direito a descontos em futuras compras.

No gestor de conteúdos é possível configurar a fórmula linear para converter euros em pontos, a tabela de conversão de pontos em vouchers (ex: 1000 pontos = vale 10€, 2000 pontos = vale de 25€, etc...) e o prazo de validade de cada ponto (se aplicável).
Em gestão é igualmente possível consultar a totalidade dos movimentos de pontos gerados, bem como consultar diretamente todos os movimentos de um dado cliente. Na área reservada é igualmente possível inserir movimentos explícitos para um dado cliente (ex: se ocorrido por devolução da totalidade da encomenda).

O cliente, na sua área reservada pode consultar os movimentos do seu cartão virtual, percebendo as encomendas concluídas e o montante de pontos gerados, bem como os movimentos contrários (vales gerados e acertos de cancelamentos e devoluções - o cancelamento de parte ou totalidade da compra implica o cancelamento de pontos em valor proporcional). Na mesma opção é possível consultar a tabela de "pontos <> vales" e a possibilidade de gerar vales.



Opção no gestor de conteúdos que permite criar um, ou mais, cartões de oferta (diferentes cartões representando diferentes montantes).
A compra de um cartão irá surgir em áreas específicas do website e, segue o mesmo funcionamento que um normal produto - funcionamento do carrinho de compras, fases de encomenda, etc... Na fase final da compra é possível indicar um endereço de correio eletrónico para onde será enviado o voucher gerado. Com a confirmação do pagamento, é gerado um voucher, pelo valor do gift card escolhido (um por cada diferente gift card - isto é, é possível comprar mais do que um cartão de oferta numa única compra, mas todos irão ser enviados para o mesmo endereço de correio eletrónico).

O recetor pode, a partir desse momento, realizar uma compra e utilizar a totalidade do valor do voucher (isto é, a compra tem que ter um valor igual ou superior ao valor presente no voucher).

Elementos de configuração: Se se aplica um limite de validade para cada voucher gerado, ou não.



Este módulo permite substituir o uso de senhas / passwords no processo de login dos utilizadores registados.

As autenticações por passwords em sites (lojas online, portais, etc...), serão substituídas por formas mais seguras, através da impressão digital, leitura de íris ou de um simples PIN, que serão armazenadas nos serviços, da mesma forma que as passwords, a única diferença está no grau mais elevado de segurança que confere aos utilizadores.

As vantagens mais claras são a protecção contra phishing (acesso indevido a dados confidenciais dos utilizadores), acabar com a redefinição das senhas, facilitar o login e aumentar a segurança dos utilizadores.

Esta nova tecnologina é suportada pelos browsers Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge ou Safari.



Com este módulo pode atribuir aos seus clientes vouchers que se traduzirão em descontos nas compras seguintes. Outras opções associadas a este módulo são:

  • Expiração de pontos - Possibilidade de os pontos expirarem se não forem utilizados no prazo de x meses (parametrizável). Um motor externo irá procurar pontos em vias de expirar e enviará um email para o respectivo cliente a alertá-lo para esse facto.

  • Os vouchers podem:

    • Ter data de validade

    • Ter valor ou percentagem de desconto

    • Ser limitados por marca, categoria, valor mínimo de compra ou produto.

Define-se, no gestor de conteúdos, um mapa que associa o total da encomenda aos pontos gerados. Sempre que um cliente realiza o pagamento de uma encomenda, os respectivos pontos são adicionados à sua conta pessoal; quando o cliente realizar uma nova encomenda, aparecerá a informação a indicar que pode converter os seus pontos em descontos.

No gestor de conteúdos será definido um mapa que faz a associação do total de pontos de cada um dos diferentes vales.

Há ainda a possibilidade do cliente (utilizador) consultar, na sua área pessoal, os movimentos do cartão de pontos (entradas, saídas e data). É ainda possível gerar pares de chaves (um número e um conjunto de caracteres), que poderão ser exportados para excel. Para cada conjunto de códigos gerados será possível identificar qual a data de validade, tipo (valor ou desconto), marcas e categorias associadas e valor mínimo.

No gestor de conteúdos poderão ser consultados quais os vales que já foram utilizados, por quem e quando. 

No frontoffice, o utilizador registado poderá introduzir as duas chaves do voucher, o que o irá reencaminhar para uma página onde é informado sobre as regras e condições de utilização.

Dá-se uma alteração do sistema tradicional de loja online para permitir, no processo de finalização de encomenda, validar todos os requisitos; em caso de não conformidade, o utilizador poderá optar por resolver as inconsistências (adicionar mais produtos, por exemplo) ou simplesmente remover o voucher da encomenda.



Módulo que permite selecionando uma Categoria e/ou Marca aplicar uma de duas ações sobre os produtos ou promoções dessa mesma Categoria e/ou Marca.

As ações possiveis são:

  • Colocar registos em promoção
  • Aplicar um desconto / incremento percentual 

Exemplos:

  • Aplicar um desconto de 10% a todos os produtos da categoria Y.
  • Promover todos os produtos da Marca X, com um desconto 5% da data XX à data YY



Esta funcionalidade adiciona uma nova opção ao gestor de conteúdos que permite atualizar toda a informação sobre os produtos existentes no website utilizando uma folha de cálculo (Open Office ou Excel – xlsx). A folha de cálculo tem de comportar os seguintes campos, e pela ordem mencionada:

  • Título do produto;

  • Descrição do produto;

  • Texto Destaque/Listagem;

  • Preço de venda ao público;

  • Peso do Produto;

  • Stock atual;

  • Taxa de IVA do produto;

  • Código do produto;

  • Publicar (sim/não);

  • 1 Nível da Categoria textual;

  • 2 Nível da Categoria textual;

  • Marca do Produto



Produtos não existentes são inseridos como novos. Produtos existentes são atualizados e produtos que não constem da folha de cálculo são removidos do website.

Nota: A categoria e sub-categoria colocada no produto terá o seguinte tratamento: Se existir uma igual, então essa é utilizada, caso contrário, é inserida uma nova. Nunca é removida nenhuma categoria existente através desta opção.



Sistema de carrinho de compras, com as seguintes funcionalidades ao nível do frontoffice:

  • Consulta do conteúdo do carrinho: listagem com código do produto, descrição do produto, quantidade e preço;

  • Possibilidade de remover ou alterar as quantidades dos artigos existentes no carrinho de compras;

  • Caixa normalmente disponível em todas as páginas com resumo do número de artigos no carrinho, bem como o valor total.

Este módulo não contempla nenhuma funcionalidade no gestor de conteúdos.



Cada produto poderá estar associado a uma ou mais categorias (não existe limite para o número de níveis), que poderão conter os seguintes campos: nome, texto, imagens, documentos...

Ao nível do frontoffice, poderá ser apresentada uma árvore de categorias de produtos, composta somente pelos registos que tenham produtos associados. O clique sobre essa categoria irá listar os produtos aí inseridos.



Este módulo requer o módulo Lista de Características de Produtos para operar e permite, ao nível do frontoffice, que o utilizador adicione dois ou mais produtos a uma lista e, a partir desta, possa realizar uma consulta de características par-a-par de cada um dos produtos.

Na última linha da tabela comparativa pode adicionar-se a funcionalidade “adicionar ao carrinho de compras”, para cada um dos diferentes produtos da comparação.



Neste caso, a conclusão da encomenda com esta forma de pagamento conduz o cliente a uma página onde é apresentado um formulário para carregamento de um documento (comprovativo da transferência bancária).

Ao nível do gestor de conteúdos, o módulo de encomendas passa a incluir uma secção onde é possível consultar o comprovativo para que o administrador possa dar a encomenda como paga.

No frontoffice, e à semelhança de todos os módulo de pagamento, o utilizador poderá consultar o seu histórico de encomendas realizadas e aceder novamente ao formulário para envio do respectivo comprovativo.



Ao contrário dos módulo Preços por tipo de utilizador, em que o desconto é praticado por produto, este módulo permite dotar o módulo de registo de utilizadores de um campo adicional que representa o desconto a aplicar a todas as encomendas realizadas. Desta forma, o desconto passa a ser sobre o total dos produtos encomendados e não sobre cada produto separadamente.

Em termos de gestão torna-se mais simples de gerir comparativamente com o desconto sobre os produtos.

Ao nível do gestor de conteúdos, passa a ser possível, no registo de utilizadores, uma das seguintes situações:

  • Dispor de um campo onde é apresentada a percentagem de desconto a aplicar;

  • Dispor de um selector para o tipo de desconto a aplicar, sendo que este é definido em tabela separada, criando-se assim, o modelo de tipo de desconto sobre o utilizador. Torna-se mais simples de gerir, visto que a alteração do valor de desconto nesta tabela altera o desconto a aplicar para todos os utilizadores deste tipo, sem necessidade de o alterar em cada ficha do utilizador.

Ao nível do frontoffice, e na fase de conclusão da encomenda, uma nova linha com o valor do desconto (%) é utilizada para mostrar ao cliente o montante de desconto aplicado.



Opção no gestor de conteúdos para criar descontos sobre combinações. Nesta será possível adicionar um ou mais produtos e indicar o desconto que é aplicado à compra de todos os produtos numa só encomenda.
Para cada um dos produtos é possível identificar as quantidades mínimas necessárias para completar a combinação. Por exemplo, é possível indicar que umas calças e duas gravatas (do mesmo produto) originam um desconto de 10%.
Será ainda possível definir data inicial / final em que a combinação de desconto irá estar disponível no frontoffice.

Ao nível do frontoffice:

  • Destaques na homepage para os produtos combinados e valor do desconto a aplicar;
  • Possibilidade de adicionar, de uma só vez, os produtos ao carrinho (com respeito às quantidades mínimas exigidas)
  • Na ficha de produto de um produto combinado, poderá surgir uma caixa com a listagem dos outros produtos e o desconto a aplicar.



Permite definir, automaticamente, a distância limite que uma loja está disposta a fazer entregas de encomendas ao domicílio.

A distância é calculada segundo a fórmula de Haversine; o que significa que é criada uma linha reta do ponto identificado como sendo a localização da loja até ao ponto da morada de entrega.

Para definir a distância, que deve ser indicada em Km, poderá imaginar uma circunferência em torno do ponto da loja. A distância pretendida será o valor do raio da circunferência. Ou seja, será possível fazer entregas num raio, por exemplo, de 20 Km da loja.

Para usar este novo módulo, é necessário dispor também do módulo Regras sobre encomendas, de forma a criar uma regra em que o campo da condição é a distância. Se a morada do cliente estiver a uma distância da loja superior à definida para entregas ao domicílio, este terá que escolher outro método de entrega ou indicar uma morada alternativa, de forma a terminar a sua compra com sucesso.



Existem casos em que os clientes não pretendem um sistema completo de registo de utilizadores ou registo de encomendas em base de dados (para gestão do estados).

Este módulo poderá ser utilizado com/sem carrinho de compras e/ou registo de utilizadores e permite que as fases de encomenda sejam concentradas numa única fase - um formulário com os seguintes campos (todos eles opcionais):

  • Nome;

  • Contacto (telefone ou telemóvel);

  • Morada;

  • Código Postal;

  • Localidade;

  • Empresa;

  • Número de contribuinte;

  • Fax;

  • Observações.

Toda a encomenda (produtos encomendados, formas de envio/pagamento) e dados do cliente são enviados por email para uma caixa de correio previamente definida, não havendo registo desta informação em base de dados.

Este módulo pode também ser utilizado em conjunto com o módulo Gestão de Encomendas para os casos onde se pretenda que existam produtos que possam ser encomendados e outros que necessitem de um pedido de orçamento (por exemplo).



Este módulo permite obter um conjunto de estatísticas sobre as vendas da loja online, nomeadamente:

  • Produtos ou categorias mais vendidos (total de quantidades e percentagem sobre o total de vendas) por período;

  • Informação geográfica – Estatísticas sobre os utilizadores registados que efectuaram compras, baseadas no código postal (4 dígitos). Permite saber se existiram mais vendas a norte ou a sul do país, por exemplo.

  • Percentagem da regularidade de clientes - Permite saber a percentagem de clientes que realizaram mais do que uma encomenda, num determinado período de tempo.

  • Pesquisa e filtro por categoria ou por produto - Permite obter valores relativos à percentagem e ao total de vendas de determinada categoria (ou de um produto em particular),

  • Percentagem de encomendas por estado e período - Permite saber quantas encomendas foram concluídas, pendentes, etc., bem como os respectivos valores percentuais sobre a totalidade das encomendas realizadas no mesmo período.

Toda a informação apresentada pode ser exportada para excel.

Nota: O módulo estatísticas de vendas apenas funciona se o projeto estiver alojado nos servidores da Plako.



Este módulo permite a gestão de newsletters promocionais para fidelização de clientes.
Com este sistema será possível filtrar os utilizadores registados em função de parâmetros como vendas em determinados períodos de tempo (nos últimos 15 dias, 1mês, por exemplo) e volume de compras. Em função deste filtro, será possível criar uma campanha para esses utilizadores que poderá passar por exemplo, por:

  • Desconto adicional para encomendas realizadas até uma dada data limite;

  • Voucher - valor concreto de desconto;

  • Oferta de um produto em função do volume de negócio.

Este módulo interliga-se com o módulo Sistema de Envio. O administrador do gestor de conteúdos poderá definir o conteúdo da mensagem de correio electrónico a enviar para os utilizadores filtrados, mediante a campanha de fidelização pretendida.



Este módulo permite adicionar, ao módulo de gestão de encomendas ou módulo de encomenda com formulário directo, funcionalidades que permitam listar diferentes formas de envio (configuradas no gestor de conteúdos).

No gestor de conteúdos uma opção, permite inserir / remover / alterar as formas de envio, bem como descrição e custo adicional (com ou sem IVA) a aplicar para cada uma das diferentes formas.

Uma nova opção poderá igualmente ser utilizada para definir limites a partir dos quais deixa de se aplicar o custo da forma de envio. Por exemplo: é possível configurar a loja online para que, em encomendas com valor superior a 100€, não se apliquem os custos das formas de envio.

A Plako já fez integração para envios através dos CTT e da Chronopost.



Os CTT - Correios de Portugal (conhecidos normalmente simplesmente pela sigla CTT significando Correios, Telégrafos e Telefones) são um grupo empresarial português focado essencialmente no negócio dos correios.


Chronopost é uma filial do grupo francês La Poste, que tem como objectivo o despacho expresso de correspondências, documentos e objectos a nível nacional (em França) e a nível internacional.



Neste modelo, o custo da forma de entrega é calculado com base no raio medido entre a sede da empresa e a morada de entrega do cliente. Esta distância é calculada automaticamente através da base de dados de códigos postais e respetivas coordenadas GPS (apenas para Portugal continental).
No gestor de conteúdos é possível definir raios e respetivos preços a aplicar.



Este módulo permite enriquecer os módulos Formas de Envio - Pesos e Formas de Envio - Densidade com uma nova variável: código postal.

Neste modelo, o custo da forma de envio também é afectado pelo código postal para onde será enviada a encomenda.

Para determinação do preço a aplicar pela forma de envio, à matriz dos pesos é adicionada uma nova variável, criando-se desta forma, um cubo. O administrador do gestor de conteúdos deverá apresentar, para cada um dos limites de pesos existentes, uma lista de preços por limites de códigos postais.



Idêntico ao módulo Formas de Envio - Pesos, mas tendo em conta que a base para o cálculo do custo da forma de envio é determinada por uma fórmula conjunta entre o peso e a volumetria de cada produto.

Na ficha de cada produto, no gestor de conteúdos, existem duas formas diferentes para apresentação dos valores:

  • Um campo peso e outro volume (neste caso uma fórmula é aplicada de forma automática para determinar a densidade;

  • Apenas um campo para a densidade;

Ao nível do frontoffice, o comportamento é exactamente igual ao módulo Formas de Envio - Pesos.



Módulo de entrega, integrado diretamente com a plataforma internacional DHL, que permite:

- Calcular um preço imediato para entregas, em qualquer parte do mundo, em função do volume e peso da encomenda (funcionalidade vital na medida em que permite manter uma tabela de preços atualizada pela DHL sem necessidade de qualquer intervenção pelos administradores da loja online);

- Indicar valores fixos ou percentuais a aplicar sobre os valores cobrados pela DHL (parametrizável através do gestor de conteúdos);

- Que a encomenda seja registada na DHL imediatamente após a sua conclusão na loja online, ou após confirmação de pagamento (de ambas as formas é possível indicar desde logo ao cliente as datas de entrega asseguradas pela DHL (e não pelo fornecedor do produto). É possível configurar as datas de entrega estimadas a serem exibidas ao cliente com o acréscimo de dias necessários para a logística da loja online preparar os produtos;

- Utilização de um sistema de etiquetagem automático, que permite (a partir do gestor de conteúdos) a impressão de uma etiqueta para cada encomenda que terá que ser colada na embalagem a transportar. Com esta etiqueta é possível gerir o sistema de tracking que, por sua vez, permitirá ao cliente, na sua área reservada da loja online, consultar o estado e a localização da encomenda;

- Controlar custos com recurso a uma ferramenta (acessível a partir do gestor de conteúdos) que efetua o registo de uma conta-corrente atualizada para gestão (registo de todos os valores pagos à DHL para a realização de entregas).



Idêntico ao módulo Formas de Envio – Código Postal, só que neste caso, a variável base que afeta o preço, para além do peso ou densidade, passa a ser o país destino da encomenda. As transportadoras recorrem a fórmulas baseadas em áreas, compostas por circunferências cujo centro é o ponto de partida da encomenda e quanto maior o raio, maior o custo.

Desta forma, ao nível do gestor de conteúdos, será disponibilizada uma opção que permite indicar, para cada país, qual a área a que pertence, aliada a uma segunda opção que reflete o custo por área e peso/densidade.

À semelhança do módulo de envio baseado no código postal, o cálculo do valor a aplicar à forma de envio é obtido a partir do cubo gerado com esta informação.



Determinados sistemas de envio comportam uma variação do preço com base no peso total da encomenda. Geralmente a tabela é disposta por limites, sendo que para cada um deles é aplicado um custo de envio diferente.

Este módulo permite fazer a gestão destes casos, sendo que a nível do gestor de conteúdos cada produto passa a conter um novo campo (peso), que será multiplicado pela quantidade encomendada de cada produto. O seu total será depois cruzado com a tabela para determinar o custo do envio.



Este módulo permite enriquecer os módulos Formas de Envio - Pesos e Formas de Envio - Densidade com uma nova variável: Zona.

Neste modelo, o custo da forma de envio também é afetado pela zona para onde será enviada a encomenda.

Para determinação do preço a aplicar pela forma de envio, à matriz dos pesos é adicionada uma nova variável, criando-se desta forma, um cubo. O administrador do gestor de conteúdos deverá apresentar, para cada um dos limites de pesos existentes, uma lista de preços por zonas.

No registo de utilizadores, deverá existir um campo denominado Zona, que será a listagem das zonas previamente configuradas no módulo formas de envio. 



Neste módulo, a comunicação e geração das etiquetas dos CTT é realizada de forma automática a partir do gestor de conteúdos, na opção, Loja Online > Encomendas.

Associada à geração automática das guias temos duas possibilidades:

  • Novo botão no registo da encomenda no CMS para gerar as respetivas guias e descarregar os PDF's necessários.
  • Em alternativa, este processo poderá ser automatizado para todas as encomendas cujo pagamento esteja confirmado, sendo que neste caso, as guias são enviadas para o endereço de correio eletrónico do administrador do website.

Módulo preparado para a Edição 1.5 da API SGEE dos CTT Expresso.



Este módulo permite realizar a integração do tracking de encomenda no frontoffice, na área reservada do utilizador registado e na ficha da respetiva encomenda.

A informação de tracking é visualizada dentro do website, sem recurso a uma janela externa.  Ideal para projetos que não pretendem desviar a atenção do utilizador ou não pretender dar a conhecer o operador de entregas.

A informação visualizada no tracking é exatamente a mesma que a disponível no portal dos CTT Expresso.

Para que este módulo funcione corretamente, é necessário o código fornecido pelos CTT. Esse código pode ser inserido manualmente no CMS na ficha da encomenda ou de forma automática, que pressupõe a adjudicação do módulo Comunicação de Encomenda com CTT Expresso.



Este módulo permite gerir várias formas de pagamento e, opcionalmente, um valor a partir do qual o custo da forma de pagamento deixa de ser aplicado.

Se nas formas de pagamento pretendidas não constar nenhum comportamento adicional após a confirmação da encomenda (como envio de dados adicionais, direccionar para  um sistema externo de pagamento), então apenas será necessário este módulo para gerir todas as formas de pagamento. Exemplos destes módulos são:

  • Pagamento por transferência bancária, sem formulário para apresentação do comprovativo;

  • Pagamento contra-reembolso.

Para os restantes casos, os vários módulos abaixo apresentados permitem definir diferentes métodos de pagamento (PayPal, VISA, MB).

Nota: Para cada um dos modos de pagamento apresentados abaixo é da responsabilidade do parceiro verificar as condições do serviço junto de entidades externas à Plako e suas condições (comissões). O parceiro deve ainda acompanhar o cliente no procedimento de registo.




PayPal é um sistema que permite a transferência de dinheiro entre indivíduos ou negociantes usando um endereço de e-mail.


A Redunicre é a unidade de negócios da UNICRE responsável por disponibilizar ao mercado soluções actuais e outros serviços relacionados com a aceitação de cartões bancários como meio de pagamento, de forma a facilitar a vida das pessoas.


A Easypay é um sistema que permite a qualquer empresa receber pagamentos de bens ou serviços por multibanco, cartão de crédito e débito directo. Estes pagamentos podem ainda ser pontuais ou recorrentes.
A Hi-Media Portugal é uma empresa de serviços online, sucursal do Grupo Hi-Media, um dos principais grupos europeus, especialista em publicidade e pagamentos digitais. Em Portugal desde 2000.
O seu serviço de pagamentos electrónicos CompraFácil, lançado em 2006 tem presentemente 3000 parceiros aderentes e uma facturação mensal acima dos 5 milhões de euros.

A Hi-media desenvolveu um novo conceito a que chamou de CompraFácil, que permite a qualquer empresa aderente (Parceiro) utilizar a sua plataforma de geração de Referências para pagamentos de bens ou serviços com cartão de débito em caixa multibanco, por netbanking ou em dinheiro nos agentes payshop.



SagePay oferece vários meios de pagamento, tais como o pagamento por email ou por telefone, além da transação através de um site de comércio eletrónico.



O euPago, permite que todas as pessoas possam disponibilizar aos seus clientes a possibilidade destes efetuarem pagamento das facturas através da rede Multibanco ou PayShop.



Método de pagamento VISA do fornecedor africano iVeri (sistema de pagamento que em termos de segurança é muito semelhante ao famoso PayPal), através do Banco Angolano de Investimentos (BAI).



Serviço do Banco Popular que permite, a custos reduzidos e de forma simples, fornecer aos clientes de uma empresa Referências Multibanco para realização de pagamentos.


Sistema de pagamento, para proprietários de Entidades MB da SIBS, que permite a gestão e geração de Referências Multibanco ilimitadas. Solução tecnológica mais indicada para casos que necessitem de um volume elevado de referências multibanco (+5000/mês), uma vez que é acompanhada de custos de manutenção/subscrição significativos.
   



Sistema de pagamento por cartão de crédito. O serviço de pagamento internacional da Adyen é baseado na tecnologia da internet, com recursos e ferramentas disponíveis para os clientes em todos os canais de venda.





Hipay wallet é um produto editado pela sociedade HPME, filial do grupo Hi-média, exclusivamente dedicado à sua carteira electrónica.
Esta ferramenta permite gerir todos os fluxos monetários na sua conta e fazer exportação de todos os documentos contabílisticos.
Permite ainda multiplos métodos de pagamento, locais e internacionais.










MB WAY é uma aplicação para os sistemas operativos IOS, Android e Windows que permite associar um número de telemóvel a uma conta bancária através do sistema Multibanco da SIBS.
Sempre que um cliente pretende realizar um pagamento na loja online, recebe diretamente no seu telemóvel uma indicação de ordem de pagamento. Após confirmação na aplicação MB WAY, a encomenda é paga e a conta da loja online creditada.
Já desenvolvemos integração com o sistema MBWay dos seguintes fornecedores: EasyPay, HiPay, SIBS, IfThenPay e EuPago.









Meo Wallet é uma carteira virtual que lhe permite fazer pagamentos em todo o lado.
Nas lojas online, ao finalizar a sua compra, é feito um redirecionamento para selecionar a forma como pretende pagar:
  • com o saldo da MEO Wallet (apontando o seu telemóvel para o QR code gerado automáticamente na página);
  • com cartão bancário (associado ao Meo Wallet);
  • ou por referência multibanco (é gerada uma entidade, referência e montante).
Ao autorizar a compra, o dinheiro passa da sua MEO Wallet para a do comerciante. Ambos recebem uma mensagem de confirmação.













Monetico é um sistema de pagamento francês por cartão de crédito.
Nas lojas online, ao finalizar a sua compra, é feito um redireccionamento para o sistema de pagamento Monetico.
Este sistema de pagamento integra:

Cartões Bancários Nacionais:

  •  Carte Bleue / Visa

Cartões Bancários internacionais:
  • Eurocard / Mastercard
  • American Express
  • Paypal







Sistema de pagamento egípcio, que integra:

  •  Paypal,
  •  BancaNet
  • Carteira digital Masterpass

Nas lojas online, ao finalizar a compra, é feito um redireccionamento para a página do Gatway de Pagamento Mastercard.







A STRIPE aceita pagamentos dos métodos mais utilizados: VISA, Mastercard, Alipay e Multibanco, permitindo ainda o acesso ao Google Pay e Apple Pay.

Com preços a iniciar em 1,4% + 0,25€ por cada pagamento efetuado em Portugal, este sistema de pagamentos americano acaba por ser uma das alternativas mais baratas face à oferta atual.

Através de um sofisticado sistema de machine learning - Stripe Radar - esta plataforma confere maior projeção às empresas e seus clientes contra transações fraudulentas garantindo assim uma maior segurança nos pagamentos online.






Sistema de pagamento REDUNIQ que permite receber pagamentos por WhatsApp, e-mail e sms.

Esta solução permite aceitar pagamentos de forma simples, prática e segura através de uma API que permite gerar e integrar os links num website.

A REDUNIQ permite aceitar pagamentos com cartões de débito e crédito, Visa, Mastercard e American Express, por referência Multibanco e MB WAY.

 
   

Nota: Para integrações com outros sistemas de pagamento, não descriminados na listagem anterior, deverá ser solicitada análise e orçamentação prévia.



Módulo que regista em base de dados:

  • Os produtos encomendados e respectivas quantidades;

  • O cliente que procedeu a essa encomenda;

  • O estado em que esta se encontra;

  • A data em que foi realizada encomenda;

  • A forma de pagamento escolhida e respectivo custo (se presentes as formas de pagamento);

  • A forma de envio escolhida pelo cliente e o seu custo (se presentes as formas de envio).

Cada encomenda passa por um conjunto de fases ou estados antes de chegar ao destinatário, nomeadamente:

  • Nova – Encomenda enviada pelo cliente a partir da loja virtual. Um endereço de email previamente configurado para o efeito irá receber uma mensagem de correio electrónico com a descrição dos produtos encomendados e a identificação do cliente.

  • Em cobrança – Quando a encomenda se encontra no estado pendente de cobrança

  • Cobrada – Quando o pagamento da encomenda é efectuado. A transição para este estado pode ser automática, nos casos em que se utilize um sistema de pagamento online (PayPal, Visa, Multibanco), ou manual, nos casos em que o método de pagamento escolhido tenha sido à cobrança, cheque/vale postal ou transferência bancária.

  • Cancelada – Se após o registo da encomenda alguma das fases não permitiu a concretização da encomenda.

  • Concluída/Em expedição – Conclusão do processo de envio da encomenda para o cliente. A transição para este estado é feita manualmente através do backoffice.

Ao nível do gestor de conteúdos é possível ao administrador:

  • Consultar todas as encomendas realizadas;

  • Pesquisar / filtrar encomendas;

  • Remover encomendas;

  • Alterar o estado de uma encomenda (com notificação por email para o cliente de forma automática);

  • Exportar as encomendas (todas ou filtradas) para um ficheiro em formato Excel;

  • Alterar os dados de uma encomenda (apenas disponível para cms@plako) incluindo produtos encomendados e respectivas quantidades;

  • Inserir novas encomendas (apenas disponível para cms@plako).

Ao nível do frontoffice, o módulo de encomenda é iniciado quando o utilizador procede para a fase de finalização/concretização da encomenda. Este módulo é responsável pelas várias fases que levam o utilizador até à fase de conclusão da encomenda. As fases presentes são todas opcionais e estão dependentes da existência de outros módulos, tais como formas de envio ou pagamento. No entanto, as duas fases seguintes poderão estar presentes:

  • Dados de entrega e facturação – Este módulo permite definir a morada de entrega da encomenda e (opcionalmente) a morada de facturação. Dado que o módulo de encomendas requer a existência do módulo de registo de utilizadores, os dados poderão ser automaticamente preenchidos com os dados do utilizador, sendo que este poderá alterá-los a cada nova encomenda. A informação introduzida numa encomenda não actualiza os dados do registo de utilizador.

  • Conclusão da encomenda – Esta fase consiste no resumo da encomenda com informação sobre todos os passos (moradas, produtos, formas de pagamento, formas de envio) para que o utilizador possa confirmar todos os dados da encomenda.

A qualquer momento, o utilizador poderá regressar a um dos passos anteriores (se considerar que algum dos dados não estão correctamente introduzidos, por exemplo) sem que se perca a informação previamente introduzida. A encomenda apenas é registada na base de dados no momento da confirmação final. Em ambos os sistemas (web@plako ou cms@plako) a numeração das encomendas é iniciada no valor 1000. No entanto, na versão web@plako todas as encomendas recebem um novo código quer sejam concluídas ou não, enquanto que na versão cms@plako somente as encomendas realmente concluídas incrementam o código da encomenda.

O utilizador registado (cliente) poderá, através da sua área reservada, proceder à consulta das encomendas realizadas no passado e consultar o estado destas.



Sistema de gestão online de reservas. Este módulo aplica-se em situações onde a marcação de registos está fortemente dependente de uma disponibilidade de agenda / calendário. Alguns exemplos da aplicação deste módulo são:

  • Projectos que permitam a utilizadores registados proceder à marcação de consultas médicas online. Neste caso, poderá existir um ou vários médicos disponíveis, cada qual com uma disponibilidade semanal definida no gestor de conteúdos. Cada paciente poderá marcar, no respectivo calendário, a data e hora da sua consulta, com base na disponibilidade;

  • Hotéis com sistemas de reservas online. Aqui, os quartos são agrupados por tipo, sendo que cada um tem uma determinada quantidade (número de pessoas por tipologia de quarto, por exemplo). Os visitantes poderão realizar a pesquisa de disponibilidade por datas e tipos de quarto. Em função da disponibilidade e do resultado da pesquisa, podem então efectuar reservas online;

  • Oficinas Online – Com possibilidade de agendamento de revisões periódicas;

Na generalidade tratam-se de projectos que pretendem disponibilizar, para os seus clientes registados, um mecanismo de solicitação de avaliação / consulta / deslocação de elementos ou outros recursos, que necessitem de agendamento prévio. Em ambos os casos o sistema garante que não irão existir sobreposições de agendamento nas marcações realizadas.

Este módulo gere informação linear, sem excepções e sem extras. Para estes casos, deverá ser feito um orçamento de desenvolvimento à medida.

Para cada tipo de informação agendável é possível apresentar um quadro semanal de disponibilidade, onde os vários utilizadores poderão ir ocupando os lugares disponíveis.

Na agenda de disponibilidade é possível definir:

  • O período mínimo/máximo que servirá de unidade (por exemplo, ½ hora, 1 hora, 1 dia, etc...);

  • O limite inferior / superior de reserva - Por exemplo, para marcação de consultas, seria possível definir o horário de funcionamento. Os valores, para este exemplo, poderão variar das 8h até ás 19h, das 13h – 18h, etc..

  • Prazo limite de reserva – Onde será possível definir o limite mínimo que deverá ser assegurado, para que seja possível realizar uma marcação. Por exemplo: “As marcações só podem ocorrer até 4 dias úteis antes da data”.

Ao nível do gestor de conteúdos é possível:

  • Definir a disponibilidade semanal de cada um dos diferentes tipos de marcações possíveis;

  • Associar diferentes quantidades a cada um dos tipos. Por exemplo, no caso de o pretendido ser: “10 quartos duplos”. Para os modelos em que o objectivo seja realizar consultas para diferentes médicos, será possível definir cada um dos médicos;

  • Consultar as reservas realizadas para cada um dos diferentes tipos;

  • Definir as variáveis referidas no parágrafo anterior;

  • Remover / Alterar agendamentos.

Este módulo poderá funcionar em conjunto com o módulo de encomendas por formulário directo, com/sem registo de utilizador e integrado numa loja online (gestão de encomendas, formas de pagamento, etc.).



Este módulo permite a integração de todos os produtos de uma loja online directamente com o eBay.

A partir da ficha de registo do produto, no gestor de conteúdos, é possível seleccionar os produtos que serão integrados automaticamente. Para além deste campo será ainda possível identificar campos adicionais para o preço final e preço base de licitação (se aplicável), bem como para o número de dias de licitação.

Nota: Um motor externo será responsável por manter os dados constantemente sincronizados com o portal de leilões. Este módulo só é responsável pela colocação automática dos produtos no portal de leilões do eBay. Para a integração das encomendas resultantes e processos de transporte, será necessária a aplicação de outros módulos.



Lojas online, cujo objectivo seja vender produtos e serviços em regime de exportação, são obrigadas por lei a respeitar determinados pressupostos, especialmente no que respeita aos impostos (VAT/IVA) a aplicar.

Este módulo permite simplificar a gestão de encomendas cujo país destino seja diferente do mercado onde a loja está fisicamente instalada.

Para projectos em que o alojamento ocorra no território Português, aplicam-se as seguintes regras quanto ao tratamento do IVA:

  • Se o consumidor residir em Portugal, então o IVA será sempre aplicado, independentemente da sua forma jurídica.

  • Se o consumidor residir num país da União Europeia, então o IVA será aplicado se o consumidor for um cliente final. Se tratar de uma empresa não será aplicado o IVA.

  • Para os restantes países do mundo, os consumidores da loja online estão isentos de IVA.

Este módulo permite gerir, de forma automática (e baseado na informação disponibilizada pelo cliente do website), a aplicação, ou não do valor do IVA sobre a encomenda.

Desta forma, ao nível do frontoffice, as seguintes alterações são introduzidas no módulo de encomendas:

  • Passa a ser obrigatório, na fase de definição da morada de entrega e facturação, a definição do país de origem (que deverá estar, opcionalmente, presente no registo de utilizador).

  • Automaticamente, em função do número de contribuinte o sistema irá validar este e em função da origem do país, determinar se é para aplicar IVA, ou não. Isto é, todos os pressupostos enunciados são validados de forma automática (por exemplo: o sistema detecta automaticamente se o número de contribuinte é uma empresa ou particular na UE). 

  • No resumo, confirmação da encomenda ou respectivas mensagens de emails consequentes, o valor do IVA poderá estar ou não presente no descritivo.

Ao nível do gestor de conteúdos, o administrador poderá consultar cada uma das encomendas e perceber facilmente se a encomenda realizada será alvo ou não da aplicação do valor do IVA.



Com a lista de características é possível gerir uma lista de campos de informação que poderão ser preenchidos de forma diferenciada para cada produto existente.

Esta funcionalidade permite tornar a ficha do produto mais apelativa. Se utilizado em conjunto com o módulo Comparador de Produtos torna-se possível comparar as diferentes características de dois, ou mais produtos no frontoffice.



Poderá ser oportuno, para potenciar a interface do projecto, gerir uma “lista de espera”. Um utilizador entra em lista de espera quando não existe disponibilidade para determinado tipo de agendamento.

Ao nível do frontoffice, o utilizador poderá ser informado a partir de, por exemplo, uma pesquisa que não tenha obtenha qualquer resultado, de que pode entrar em lista de espera. Esta lista pode ser constituída por uma entrada directa para um limite de tempo exacto (por exemplo: o paciente poderá insistir que pretende uma consulta no dia 17, das 15h-16h), ou poderá ser um modelo em que o utilizador simplesmente tem a necessidade de apresentar o dia (qualquer marcação de consulta no dia 17, por exemplo).

No gestor de conteúdos, o administrador poderá consultar a lista de espera e fazer migrar uma entrada para um agendamento disponível de forma simples, através da interface disponibilizada. Com esta acção é enviada uma mensagem de correio electrónico para o utilizador, a indicar que a sua consulta passou da lista de espera para uma marcação efectiva.



Módulo que permite a utilizadores registados criarem uma lista de produtos favoritos de forma permanente, isto é, os produtos adicionados a esta lista mantêm-se na mesma entre diferentes logins / dias.

Principais Funcionalidades:
- Permite a utilizadores registados adicionar produtos a uma lista de favoritos (via página de registo ou listagem de produtos);
- Na sua área reservada poderão, a qualquer altura, listar e consultar os produtos desta lista de favoritos, assim como adicionar ou remover novos produtos;
- Possibilidade de adicionar produtos diretamente desta lista para o carrinho de compras.



De forma análoga ao módulo Categoria de Produtos é possível associar uma marca a cada produto. O registo de marca é composto por nome da marca, url, e descrição.

Ao nível do frontoffice será possível dispor de um formulário de pesquisa por marca, onde irão surgir, todas as marcas com produtos associados. A escolha de uma marca irá listar todos os produtos dessa mesma marca.



Conjunto de funcionalidades no frontoffice e gestor de conteúdos que permitem gerir contas correntes de utilizadores registados.
No geral todas as encomendas realizadas no frontoffice geram um movimento de conta.
Este módulo poderá ser utilizado em conjunto com outros módulos para permitir, por exemplo, o conceito de conta-corrente do utilizador registado em que este carrega dinheiro para a sua conta e pode, depois, ir realizando compras / movimentos até esgotar o saldo.

Ao nível do gestor de conteúdos é possível consultar a conta-corrente de cada um dos utilizadores, bem como, creditá-la com um determinado valor (positivo ou  negativo).

Ao nível do frontoffice, o utilizador registado dispõe na sua área reservada de um link para consulta dos movimentos de conta-corrente, em que cada registo representa um movimento, caracterizado por: nome; data e valor. É disponibilizado o saldo actual e a possibilidade de realizar filtro (entre datas) dos movimentos apresentados.



Determinadas lojas online necessitam de um registo eficiente de troca de mensagens entre o cliente e a loja, antes do envio de produtos. Este módulo adiciona as seguintes funcionalidades ao módulo de encomendas:

  • Ao nível do gestor de conteúdos, o administrador poderá, através de opção própria na respectiva encomenda, iniciar um processo de troca de mensagens com o cliente. A submissão de um novo formulário, composto por assunto e conteúdo da mensagem, gera uma mensagem de correio electrónico que é enviada para o cliente de forma automática. Nesta mensagem é apresentado o assunto introduzido, a informação da encomenda de que se trata (e seu estado), bem como o texto introduzido. Na mensagem recebida, o utilizador tem a possibilidade de responder directamente à mensagem; o clique no link da mensagem levará o cliente para a sua área reservada do frontoffice, onde poderá colocar a sua resposta. Quando esta for submetida, o administrador receberá uma notificação por email e o processo pode repetir-se indefinidamente.

  • Todas as mensagens trocadas são registadas em base de dados de forma automática, com informação sobre a data em que foi submetida, o emissor da mensagem, conteúdo e título, criando desta forma, um histórico de mensagens trocadas que poderá ser consultado a qualquer instante pelo administrador do gestor de conteúdos.

  • Ao nível do frontoffice (opcional) o utilizador poderá igualmente, na sua área reservada e na respectiva encomenda, consultar as mensagens trocadas com a loja online.



Esquecimentos ocorrem com relativa frequência quando os agendamentos são feitos com muita antecedência. Com este motor é possível, de forma automática, notificar o cliente por email / sms, lembrando-o da data da marcação.

Este motor pode ser configurado para enviar o lembrete X dias antes da marcação e um novo lembrete Y dias antes (4 dias antes da marcação e na véspera, por exemplo). Podem combinar-se os meios de envio, isto é, o primeiro por email e o segundo por SMS (não restringindo o envio apenas a um meio).



Para lojas de média/grande dimensão, poderá ser útil a existência de um motor externo que percorra todas as encomendas e envie por email, para todas as não pagas num determinado limite de dias passados, uma notificação a recordar que a referida encomenda ainda não foi paga.

O motor poderá ser configurado para definir no prazo de quantos dias após a realização da encomenda o utilizador irá receber a primeira mensagem de correio electrónico. Pode definir-se também o prazo para um segundo aviso e o número de dias em que, de forma automática, o motor irá cancelar a encomenda (dado que o cliente não procedeu à regularização da mesma no espaço de tempo configurado).

Nota: Este motor só faz sentido para lojas com elevado número de encomendas. Recorde-se que, para a versão cms@plako, o envio de informação sobre a encomenda pode ser realizada através de opção própria no gestor de conteúdos.



Para alguns tipos de lojas, poderá fazer sentido dar a opção ao cliente de embrulhar os produtos, com opção de apresentação de um cartão.

Este módulo permite definir, no gestor de conteúdos, um custo adicional pela opção “embrulhe como prenda”.

Ao nível do frontoffice e normalmente localizado na fase de apresentação das moradas de entrega, a página contém uma caixa de verificação onde o utilizador poderá indicar se pretende um embrulho para prenda. A escolha desta opção poderá igualmente apresentar uma caixa para introdução de texto adicional, que será apresentado num cartão anexado à prenda.



Com este módulo é possível que numa mesma loja exista a visualização de preços com IVA e outros sem IVA em função do tipo de utilizador.
Aplicado normalmente ao conceito de B2B ou B2C, estas variações podem ocorrer sobre um mesmo módulo de utilizadores registados ou em diferentes utilizadores registados.



Quando aplicado conjuntamente com o módulo de Produtos Avançado, é possível definir preços diferentes em função da quantidade encomendada de um determinado produto.

A definição destas regras é realizada no gestor de conteúdos, na ficha do produto. Aqui é possível apresentar preços diferentes em função de dois limites de quantidades. Por exemplo: de 1 a 4 produtos X o custo unitário será de 10€, de 5 a 8 produtos X o preço de cada produto será já de 8€, e assim sucessivamente.

Este novo módulo é ideal para aplicar em empresas onde o custo de produção em maior número diminua o custo de cada peça e, portanto, seja possível e desejável a aplicação de um desconto em função da quantidade encomendada. O carrinho de compras e toda a fase de encomenda são alterados para contemplar as características deste módulo.

Na ficha de produto, no frontoffice, para além do preço unitário do produto, irá surgir uma tabela com duas colunas: a primeira representa os limites de quantidades e a segunda o respectivo preço unitário a aplicar.



Com este módulo é possível aplicar preços de produtos diferentes em função do tipo de utilizador que tem sessão activa no frontoffice do website.

Por exemplo, podemos ter uma loja online em que existam dois tipos de utilizadores: “Cliente Final” e “Revendedor”. Para cada produto será possível identificar qual o preço a aplicar para cada um destes tipos de utilizador.

Alternativamente, com este módulo também  é possível identificar um desconto por tipo de utilizador. Este modelo tem a vantagem de não necessitar de definir diferentes preços para cada produto, sendo que o cálculo é feito com base numa percentagem fixa. Por exemplo: revendedores com 15% de desconto em todos os produtos.

É ainda possível estender a funcionalidade do módulo para se comportar da seguinte forma:

  • Definir um desconto que está associado ao tipo de utilizador;
  • Ter a possibilidade de definir diferentes preços na ficha do produto. Neste caso, este valor tem precedência sobre o desconto, sendo que no frontoffice será o preço introduzido e não o desconto sobre o produto, conforme definido no tipo de utilizador, que irá prevalecer.

Nota: Esta última solução requer a proposta de duas vezes este mesmo módulo.



Conjunto de funcionalidades que permite descrever um produto, bem como o seu preço de comercialização e preço promocional, entre outros aspectos. A ficha de produto contém os seguintes campos:

  • Possibilidade de colocar um produto em destaque;

  • Stock de um produto – se atingir o valor 0, o artigo passará a estar indisponível;

  • Preço do produto;

  • Taxa de IVA a aplicar;

  • Título do produto;

  • Código externo do produto;

  • Disponibilidade – Possibilidade de definir que disponibilidade estará visível no site. Exemplos para este campo: 2 Dias, 4 Dias, 8 Dias, Ruptura de stock, etc…;

  • Nome do produto;

  • Descrição do produto;

  • Texto em Destaque.

Quando conjugado com o módulo carrinho de compras e com um sistema de encomendas, é possível efectuar uma gestão de stocks. Cada unidade encomendada é subtraída ao campo stock do produto de forma automática. Depois é possível rejeitar novas encomendas, se o valor de stock do produto chegar a zero.



Inúmeras lojas online recorrem a um sistema de referenciação contextualizada de produtos para potenciar as vendas. Por exemplo, uma loja de vasos poderá utilizar este conceito para que, na ficha do respectivo produto, surja uma lista de produtos/acessórios relacionados que poderão ser úteis para quem compre um determinado vaso (terra para plantas, pá de jardineiro...).

Ao nível do gestor de conteúdos, este módulo adiciona um componente na ficha do produto onde é possível, de forma simples e rápida, adicionar produtos relacionados. A relação também poderá ser feita ao nível de categorias de produtos (evitando-se, desta forma, a necessidade de definir produtos um-a-um).

No frontoffice, uma lista de produtos referenciados é apresentada na ficha de cada produto, sendo que esta poderá ser limitada em quantidade (por exemplo: 6 artigos). Nos casos em que as referências forem superiores a este limite, são escolhidos produtos aleatoriamente, dentro do leque de possibilidades.



Este módulo foi especialmente desenvolvido para permitir a existência de promoções limitadas no tempo. A partir do módulo de produtos, um novo botão (promoção) permite copiar o produto e defini-lo como estando em promoção. A partir desse momento, o produto original deixa de surgir no website, dando lugar à versão do produto em promoção. Este poderá ter um preço específico ou um valor de desconto.

A definição da data limite de promoção permite definir a data a partir da qual o produto deixa de estar em promoção, permitindo, desta forma, que o produto original volte a surgir no website. A operação de retirar o produto em promoção é realizada de forma automática com base na data limite, através de um motor externo que é executado diariamente.



Com este módulo é possível criar promoções compostas que consistem na oferta de um ou mais produtos ou descontos, sempre que se verificar a compra conjunta de um grupo de produtos.

Através do gestor de conteúdos é possível criar/editar/remover produtos compostos em promoção. Noutra secção do registo será igualmente possível identificar quais os produtos que terão um custo 0 (ou, em alternativa, uma percentagem de desconto). A informação do registo é também editável através desta opção.

No frontoffice o visitante visualiza um registo com todos os produtos. A adição do pacote de produtos ao carrinho de compras irá adicionar uma entrada no carrinho. Na gestão de stocks a compra de um pacote implica decrementar o stock de todos os produtos associados.

Na conclusão da encomenda, o pacote é convertido nos vários produtos que o compôem.



Com esta funcionalidade é possível definir o comportamento da loja online para aceitar apenas encomendas que tenham atingido uma determinada quantidade de produtos e/ou valor.



Este módulo adiciona um campo à ficha do produto no gestor de conteúdos que permite definir a quantidade mínima de produto.

Este campo refere-se à quantidade mínima que deverá ser pedida de forma a concluir com sucesso a encomenda de um determinado produto. Ao nível do frontoffice, a ficha do produto surge com um aviso da quantidade mínima a encomendar.

Adicionar um produto com esta propriedade ao carrinho de compras, implica adicionar pelo menos a quantidade mínima indicada. Alterar as quantidades do produto no carrinho para valores inferiores à quantidade mínima implica a remoção do produto do carrinho de compras.



Com este módulo é possível apresentar, na ficha de cada produto do frontoffice, uma lista de produtos que outros visitantes compraram na mesma encomenda do produto em questão.

Poderá ser particularmente útil para ajudar o visitante a encontrar mais rapidamente o que procura. Só deverá ser utilizado em projectos com um elevado número de produtos disponíveis/vendidos.



Com o módulo Regras sobre encomendas é possível criar um conjunto de regras aplicadas a todo o processo de encomenda de uma loja online.

Este mecanismo permite criar regras através de uma interface intuitiva, que permitem afectar o comportamento de uma encomenda.

As regras são uma estrutura que permite definir um conjunto de excepções específicas ao modelo de negócio de cada cliente. Uma regra pode ser dividida em três partes, sendo elas:
    1. A condição (se peso maior que X, se total de produtos menor que Y, etc.)
    2. A que componente à qual se aplica (métodos de entrega/pagamento, valor total da encomenda, tipo de utilizador, etc.)
    3. A acção a realizar (incrementar, decrementar, isenção, se é percentagem, valor, etc.)

Exemplos de regras:

  • Encomendas acima de um determinado valor têm um desconto de x% na forma de entrega;
  • Encomendas acima de um determinado valor estão isentas de custos adicionais;
  • Encomendas com mais de uma determinada quantidade de produtos (sem especificar quais) têm um acréscimo percentual ou fixo ao preço.  
  • Encomendas com mais de uma dada quantidade de produtos encomendados, têm um custo de X€ (ou um desconto de Y%) para todas as formas de envio ou para alguma em particular.
  • Para um modelo por tipo de utilizador, uma regra deste módulo poderá, por exemplo, isentar o custo de entrega / envio para encomendas realizadas por utilizadores de determinado tipo;



Conjunto de funcionalidades que permitem realizar ações em encomendas já realizadas e que serão disponibilizadas numa opção no gestor de conteúdos. Através de uma interface intuitiva podem ser definidas regras que irão introduzir ações adaptadas ao modelo de negócio de cada cliente.

 Alguns exemplos de ações que se conseguem com este módulo:

  • Pode-se indicar que se pretende enviar uma mensagem de correio eletrónico a encomendas fechadas mas que ainda não foram pagas, x dias após a criação da encomenda;
  • Para a situação anterior pode-se ainda criar a ação de, para além da mensagem, criar um voucher que é enviado na mensagem de email (aplicado para projetos com módulo voucher);
  • Pode ser utilizado para cancelar automaticamente encomendas realizadas que não foram pagas ao fim de X dias, com envio (ou não) de mensagem para o cliente que a criou e com possibilidade de reposição automática de stock (se o stock tiver sido retirado no momento da conclusão da encomenda);
  •  Outro exemplo oportuno é o envio de uma mensagem de correio eletrónico para um comercial da empresa, a indicar que determinado cliente realizou uma encomenda e não a pagou. Neste caso, a mensagem poderá vir com contactos e nome do cliente, bem como a lista de produtos encomendados;


Para além da opção de criação das regras, o sistema é complementado por um motor que é executado diariamente à procura de aplicações das regras definidas às encomendas realizadas. Este, sempre que encontra um "match" procede à ação indicada na regra



Determinadas lojas online poderão ter necessidade de satisfazer parcialmente a encomenda de um dado utilizador. Nestas casos, a encomenda é entregue em partes.

Este módulo permite gerir facilmente esta possibilidade. A opção de gestão de encomendas é alterada de maneira que o administrador do gestor de conteúdos possa:

  • Definir a quantidade satisfeita de cada um dos produtos existentes na encomenda;

  • Enviar um email a notificar o cliente da parte da encomenda que será enviada a cada actualização, contemplando as quantidades enviadas;

É criado, de forma automática, um histórico das quantidades enviadas (satisfeitas) em cada instante. Uma mensagem de correio electrónico é enviada para o cliente, em cada envio parcial, a indicar o estado da encomenda, a lista de produtos e a quantidade satisfeita.

Nota: Não é feita qualquer gestão relativamente aos custos de envio na satisfação parcial da encomenda dado que o modelo a aplicar está fortemente dependente da filosofia de cada empresa em particular. O cliente poderá, a qualquer momento, aceder à sua área reservada e consultar o estado das quantidade parcialmente satisfeitas de cada produto.



O módulo Selecção de Moeda permite apresentar os preços de uma loja online na moeda que o visitante seleccionar, de uma forma simples.

Ao nível do gestor de conteúdos podem ser definidos os preços para cada produto, nas diferentes moedas.

No frontoffice, uma área semelhante a um selector de idiomas permite seleccionar o tipo de moeda em que o utilizador pretende visualizar todos os preços. Este valor é guardado em sessão e em cookie, de tal maneira que, em visitas futuras, o utilizador irá visualizar os preços já na moeda seleccionada.

Durante toda uma visita, a não ser que o visitante altere este selector, os preços serão visualizados na moeda escolhida.



O sistema de pagamento por referência multibanco continua a ser um dos sistemas mais utilizados pelos consumidores portugueses para proceder ao pagamento das suas encomendas online. Este módulo poderá ser aplicado a partir de duas formas diferentes:

  • O cliente adquire uma referência junto da SIBS e, neste caso, a geração de referências é da sua exclusiva responsabilidade.

  • Recorre-se a um sistema externo de geração de referências partilhada. Neste caso, a referência é gerada por uma segunda entidade. Este modelo tem a vantagem de ser bastante mais barato (custo fixo mensal) que o modelo anterior. Exemplos de entidades a que a Plako recorre para gerar as referências são: easypay ou compra-fácil.

De forma análoga ao sistema de pagamento PayPay, o utilizador poderá realizar o pagamento no acto da conclusão da encomenda ou mais tarde, através do acesso ao seu histórico de encomendas. A qualquer momento, o cliente poderá ainda gerar novas referências multibanco.

No gestor de conteúdos, o administrador poderá igualmente gerar novas referências multibanco para uma dada encomenda e reenviar a informação de pagamento por email para o cliente de forma automática (disponível apenas para a versão cms@plako).


Nota: Integrações com outros sistemas de pagamento MB, que não os 2 referidos anteriormente, implicam análise e orçamentação prévia.



PayPal é uma empresa detida pelo eBay e permite, através da criação de contas de utilizador, efectuar pagamentos de compras online de forma cómoda e segura.

No frontoffice as seguintes funcionalidades são disponibilizadas:

  • Após a fase de conclusão da encomenda, o utilizador é transferido para o website da PayPal, onde é apresentado o montante da encomenda e onde é pedido de login / apresentação dos dados para proceder ao seu pagamento. Após boa cobrança, o sistema PayPal notifica a loja online desse mesmo pagamento e, de forma automática, a encomenda altera o estado - a flag “paga” passa a estar activa.

  • Na área reservada do utilizador, na listagem das encomendas, se o pagamento ainda não tiver sido validado, irá surgir a possibilidade do cliente proceder ao pagamento. O comportamento e funcionamento a partir deste momento é idêntico ao descrito no ponto anterior.



Ao nível do frontoffice, a seleção deste sistema de pagamento irá abrir uma nova janela para realizar o pagamento. Ao contrário do sistema PayPal, este módulo não exige o registo de uma conta, solicitando somente os dados do cartão para a realização do pagamento.

Este sistema de pagamento tem comissões variáveis associadas, cujos valores os clientes deverão verificar diretamente junto do fornecedor; e após adjudicação enviar os dados para integração à Plako.
Só após esta negociação direta entre o cliente e o fornecedor é que a Plako pode proceder à integração do sistema de pagamento, com recurso a um módulo com um custo fixo para os gateways de pagamento EasyPay, HIPAY e Compra Fácil. Integrações com outros sistemas de pagamento VISA, que não os 3 referidos, implicam orçamentarão prévia.

Se tiver alguma questão adicional, não hesite em entrar em contato com a Plako.



O módulo de sub-produtos poderá ser utilizado para disponibilizar variantes de um produto tais como, tamanho, cor, etc.. Normalmente, a ficha de um produto é enriquecida com uma lista de sub-produtos. Para cada um destes é possível definir uma descrição, preço e imagens diferentes.

O clique sobre um destes produtos abre a ficha do respectivo sub-produto. Nesta irão sempre surgir outras variações do sub-produto e o produto original (pai) sob a forma de listagem (link).

Particularmente útil para ás áreas textil ou em áreas onde a variação de tamanhos ou outras características de um mesmo produto impliquem preços diferentes.



Conceito desenvolvimento integralmente pela Plako, este módulo consiste num motor externo que percorre diariamente todo o caminho realizado pelos visitantes do website. Com base nesta informação, alimenta um grafo de pesos em que cada elemento é um produto. A figura seguinte demonstra estas ligações:


Os três produtos PA, PB, PC representam registos de produtos visualizadas por visitantes no passado. A leitura do grafo pode ser feita da seguinte forma: visitantes do produto A, também visitaram o produto B (em 10 ocorrências) e visitaram também o Produto C (em 30 ocorrências).

Ao contrário do módulo Produtos Referenciados, onde a base de conhecimento é construída com base nas vendas, este módulo permite sugerir produtos alternativos com base no histórico das navegações passadas.

É comum, a cada visitante explorar várias alternativas numa loja online antes de proceder à escolha de um produto. Todo esse percurso vai, com o decorrer do tempo, criando uma tendência que permite evidenciar um conjunto de produtos, a partir de outros, que são “best-match” para uma compra.

Ideal para lojas online que contenham vários produtos de marcas diferentes, mas equivalentes, ou lojas em que a venda de produtos e acessórios seja significativa. Também pode ser aplicado a catálogos de produtos online, sem loja online.

Notas:

Este módulo requer um motor externo. Requer o módulo de Produtos Avançado ou módulo de informação.




Com este módulo, é associado a cada produto o total de quantidades encomendadas, que poderá ser utilizado para criar uma lista top+ no frontoffice. A extensão do número de elementos que fazem parte desse top poderá ser definida nas características de edição das interfaces.

Ao nível do gestor de conteúdos, uma opção permite listar todos os produtos do top e respectivo total de quantidades encomendadas, existindo a possibilidade de editar manualmente cada um dos totais.

Neste módulo, o top é acumulado desde a colocação do website em produção. Isto é, o valor representado é o total de vendas do produto desde o momento em que foi disponibilizado online.



Idêntico ao módulo Top dos Produtos Mais Vendidos - Acumulado, só que, neste caso, o top de produtos é realizado por período de tempo. Isto significa que podemos definir o limite inferior temporal a partir do qual as vendas de determinado produto poderão contribuir para um TOP+. É possível definir qualquer período de tempo (últimos 15 dias, 1 mês, 2 meses, etc...) .

Este módulo tem a vantagem de expor facilmente as quantidades de produtos vendidas recentemente.

Nota: Requer um motor externo para actualização da informação do top.



Com o mesmo funcionamento que o módulo Top dos Produtos Mais Vendidos – Acumulado só que, neste caso, a fonte do dado é o número de vezes que o registo foi visualizado na íntegra.



Idêntico ao módulo Top dos Produtos Mais Vendidos – Entre Datas, só que, neste caso, a fonte de dados é o número de vezes que o produto foi visualizado (num determinado período de tempo).

Nota: Requer um motor externo para actualização da informação do top.



Opção no Gestor de Conteúdos que permite a criação de vouchers/cupões de desconto.

Cada cupão inclui os seguintes campos:
- Título;
- Código (gerado automaticamente);
- Descrição;
- Validade (Data Inicial e Final);
- Desconto (% ou €);
- Estado (Sim, Não);
- Tipo de Utilização:
    . Válido uma única vez
    . Utilização múltipla.

Em termos de frontoffice, o utilizador que tiver acesso a um voucher de desconto terá a possibilidade de aplicar o mesmo à sua encomenda e usufruir do desconto associado ao mesmo.

Cada voucher poderá ser utilizado por um mesmo utilizador apenas uma vez. No entanto, o mesmo voucher poderá ser utilizado múltiplas vezes por utilizadores diferentes.

Sempre que um cupão é utilizado, é guardada a seguinte informação (que posteriormente estará disponível no CMS através de opção própria):
- código do voucher;
- utilizador;
- número de encomenda;
- data / hora.

É disponibilizado ainda um editor de regras, acessível no gestor de conteúdos, onde o administrador do sítio pode criar as condições para aceitação do voucher, nomeadamente:
- montante total da compra (valor total dos produtos encomendados);
- quantidade total da compra;
- Número de compras (relacional);
- Produto ou categoria específicos.

A informação correspondente ao voucher / desconto será apresentada, associada a cada encomenda, tanto no email enviado para o administrador e utilizador, como no histórico de encomendas.

Chegada a data limite de validade do voucher, independentemente deste ter sido ou não utilizado, o mesmo fica indisponível.