12 Out, 2021

Novo Módulo: Integração com a CDN da Amazon

A Plako desenvolveu e testou um novo módulo capaz de distribuir conteúdos de forma automática com a CDN da Amazon.
Ao contrário de outras soluções existentes no mercado, a implementação da Plako limita-se aos conteúdos estáticos (imagens de produtos, vídeos e ficheiros do esqueleto), deixando de fora a parte lógica de base de dados e geração das páginas, reduzindo drasticamente os custos normalmente associados às CDN's.

Largamente testado para o mercado de Espanha, através da Cloud da Amazon localizada em França, foi possível verificar uma redução no tempo de carregamento da página de cerca de 15% para visitas a partir de Espanha, enquanto que não apresentou qualquer vantagem para visitas ocorridas a partir de Portugal (isto é, a infraestrutura de servidores da Plako continua a ser uma melhor opção quando o mercado de destino é apenas o Português).

Uma CDN (Content Delivery Network) são recursos de armazenamento e processamento distribuídos pelo mundo com o objetivo principal de disponibilizar recursos geograficamente mais próximos do visitante. É particularmente útil para lojas online com elevado número de visitas diárias (mais de 20 000 visitas por dia) e com vendas em diferentes mercados/países.

Entre várias funcionalidades que definem o módulo, existe a possibilidade de ligar/desligar a interligação à CDN, sem qualquer intervenção técnica e de forma instantânea.