Motores

Os motores de integração de dados permitem ligar dados existentes em softwares da sede das empresas directamente aos conteúdos do website, de forma automática. É, portanto, um excelente mecanismo para manter os dados do website perfeitamente actualizados. Poderá ser vital também para, em sentido contrário, actualizar informação do website para o software (por exemplo, inserir novos clientes registados através do website).

Algumas das aplicações para os motores de integração de dados são:

  • Actualização de produtos em loja online, de forma automática;

  • Inserção automática de novas encomendas registadas no website;

  • Disponibilização, em área reservada do website, da conta-corrente, encomendas realizadas ou tabelas de preços de produto por cliente. 

Para o desenvolvimento de (novos) motores de integração de dados, os seguintes pressupostos têm de ser cumpridos:
  • Disponibilização de uma cópia da base de dados existente para o desenvolvimento do motor e testes;

  • O software não poderá ter a base de dados protegida por qualquer mecanismo de palavra-chave não conhecida;

  • Contacto com um responsável técnico ou intermediário com conhecimento, relativamente a alterações / customizações realizadas.

Para a correcta orçamentação de desenvolvimentos à medida no contexto dos motores de integração é sempre necessário:

  • Software House responsável pelo desenvolvimento do produto;

  • Nome e versão do mesmo;

  • Quantas vezes ao dia deverá ser executado;

  • Que campos deverão ser integrados;

  • Em que parte do website vão surgir esses dados? Área reservada, por utilizador, etc..

O motor de integração é uma aplicação instalada na sede da empresa com acesso à base de dados do software em questão. Deverá, igualmente, ter acesso à Internet para a realização da troca de informação. A Plako disponibiliza uma aplicação auto-install e um manual de configuração para a instalação do motor nas instalações do cliente. Para além do exposto, a Plako disponibiliza-se para o apoio e instalação dessa mesma aplicação, sempre que solicitado, não representando nenhum custo para o parceiro desde que o processo de instalação seja realizado de forma remota, isto é, sem necessidade de deslocação à sede. 

Dado que a troca de dados entre o website e a sede é sempre inicializado a partir da sede (e nunca do website), é garantido que:

  • Não existe perda de informação causada por possível falha no acesso à Internet a partir da sede;

  • O sistema não apresenta nenhuma falha de segurança nem necessita de configurações extraordinárias para realizar a comunicação de/para a internet;

O custo associado aos módulos de integração standard disponíveis é constante, independentemente do software (salvo excepções devidamente identificadas).

Um aspecto extremamente importante a reter é que qualquer funcionalidade / campo não apresentado na descrição de cada módulo será alvo de orçamentação à medida.

A Plako conta, neste momento, com várias instalações de motores de integração de dados
oriundos de aplicações de várias empresas, nomeadamente: SAP, Primavera, PHC, Eticadata, SAGE, WinTouch e outros softwares desenvolvidos à medida.





SAP ERP é um sistema integrado de gestão empresarial (ERP) transacional, produto principal da SAP AG, empresa alemã líder no segmento de software corporativo.

A PRIMAVERA Business Software Solutions é uma empresa que se dedica ao desenvolvimento e comercialização de soluções de gestão e plataformas para integração de processos empresariais num mercado global, disponibilizando soluções para as Pequenas, Médias, Grandes Organizações e Administração Pública. Está presente em Portugal, Espanha, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau, sendo líder de mercado em muitos destes países.



Software de gestão para empresas dos mais variados setores e dimensões.



A eticadata é uma empresa dedicada exclusivamente ao desenvolvimento de soluções de software profissional de gestão.



O Grupo Sage é líder mundial no desenvolvimento e comercialização de Software de Gestão para Pequenas e Médias Empresas (PME).


A WINTOUCH nasce em 2000, com o objectivo de desenvolver soluções de gestão verticais para as áreas de Restauração e Retalho, aproveitando as oportunidades abertas pela substituição de software despoletadas, quer pelo efeito "ano 2000", quer pela introdução da moeda única.




Este módulo permite a integração de clientes do software para o website. É possível realizar, de forma automática, a inserção/actualização/remoção de clientes no website, convertendo-os em utilizadores registados.

O endereço de correio electrónico é um campo obrigatório para o correcto funcionamento deste módulo. Opcionalmente é possível, sempre que um novo cliente é integrado no website, que uma mensagem de correio electrónico especificamente criada para o efeito seja enviada para o utilizador com as credenciais de acesso. Campos possíveis:

  • Flag de integração – Esta flag serve para identificar os clientes que podem ou não ser integrados no website;

  • Endereço de correio electrónico;

  • Designação comercial/social da empresa/cliente;

  • NIF;

  • Morada (rua, código postal, localidade e país).



Poderá ser útil, em determinados cenários, que a integração de dados sobre novos clientes também possa ocorrer no sentido website → software.

Um exemplo prático deste caso são as lojas online que necessitem de integração de encomendas realizadas na loja. Neste caso, poderá ser fundamental que ocorra igualmente a integração do respectivo cliente.

Os dados a integrar são todos os campos apresentados no módulo Integração de Clientes: Sede > Website.



Com a integração de produtos é possível disponibilizar online, todo (ou parte de) o catálogo de produtos existentes no software de gestão. São integrados os seguintes campos:

  • Flag para publicação online;

  • Nome do produto;

  • Preço do produto;

  • Stock do produto;

  • Peso do produto;
  • Descrição do produto;

  • Uma ou mais imagens (desde que as imagens sejam obtidas através do software);

  • Um ou mais documentos (desde que as imagens sejam obtidas através do software);

  • IVA a aplicar;

  • Categoria de produto. Para a integração da categoria a que determinado produto pertence é necessário um módulo de informação com pelo menos um nível.



Com a integração de Sub-Produtos é possível disponibilizar online, todo (ou parte de) dos sub-produtos associados a produtos e existentes no software de gestão. São integrados os seguintes campos:

  • Flag para publicação online; 

  • Informação do produto ao qual o sub-produtos está associado;

  • Nome do Sub-produto;

  • Preço do Sub-produto;

  • Stock do Sub-produto;

  • Peso do Sub-produto;
  • Descrição do Sub-produto;

  • Uma ou mais imagens (desde que as imagens sejam obtidas através do software);

  • Um ou mais documentos (desde que as imagens sejam obtidas através do software);

  • IVA a aplicar;



A integração de stocks do website para o software da sede só faz sentido quando:

  • A loja online tem encomendas mas estas não são integradas com o software;

  • Quando é realizada a integração de encomendas online para o software, mas esta integração não lida directamente (e por si só) com o stock resultante da inserção da encomenda;

Em termos práticos, esta operação irá decrementar o stock disponível no software sempre que for concluída uma encomenda no website.

Nota: A conclusão da encomenda não significa que esta tenha sido efectivamente paga. Opcionalmente é possível que o decremento de stock só ocorra quando a encomenda for assinalada como paga.



O website de uma organização tende a ser, cada vez mais, uma ferramenta de apoio.

A disponibilização de dados tais como encomendas realizadas pelos clientes, em áreas reservadas, ou a possibilidade de realizar directamente as encomendas através do website (em detrimento de outros meios como fax ou mesmo email) demonstram eficiência acrescida dos processos internos de qualquer empresa.

Este módulo permite a integração de encomendas, registadas no software, no website. Cada cliente terá um registo de utilizador e poderá, através da sua área reservada, consultar em detalhe as encomendas realizadas no passado, bem como verificar o seu estado. Requer a adjudicação do módulo de Gestão de Encomendas.



Com a integração de encomendas no sentido website > sede, novas encomendas realizadas online irão surgir, de forma automática, no software da sede.

Este módulo depende do módulo Integração de Clientes: Website > Sede, para garantir que os utilizadores registados no website sejam corretamente convertidos em clientes no software da sede. Em alternativa, podem integrar-se todas as encomendas para um mesmo cliente fixo do software (desenvolvimento à medida).

Cada encomenda é composta por:

  • Cliente (código e nome);

  • Data da encomenda;

  • Estado actual;

  • Valor total da encomenda (com e s/iva);

  • Total do custo de envio (com e s/iva) 

  • Total do custo de pagamento (com e s/iva);

  • Uma lista de um ou mais produtos. Cada produto é composto pelo código do produto (software), descrição, quantidade encomendada e preço unitário e valor do IVA a aplicar;

  • IVA aplicado (Total) – Poderá ser apresentado separado, isto é, total por percentagem aplicada.



A integração de contas-corrente em áreas reservadas para clientes é outra funcionalidade que se pode traduzir em enormes economias de tempo para as organizações.

Este módulo permite que os seguintes movimentos de conta corrente sejam integrados no software para o website, bem como a gestão e actualização dos totais do extracto de conta corrente.

  • Facturas;

  • Recibos;

  • Notas de Crédito;

  • Notas de débito.

Adicionalmente, poderá ser aplicado um filtro entre datas ou por tipo de documento na listagem de movimentos (não incluído neste módulo).

A integração dos dados de conta-corrente descritos neste módulo contemplam somente os valores totais dos documentos descritos e não as linhas do documento. Caso pretendam inclui a integração das linhas de cada documento contabilístico, será necessário adjudicar também o módulo Integração das linhas dos documentos da conta corrente: Sede > Website




 Módulo que integra as linhas de cada documento contabilístico presente no extrato de conta do cliente.

 Nota: requer módulo de integração de extractos de conta: Sede > Website.



Determinadas organizações realizam a satisfação parcial de encomendas.

Desta forma, uma encomenda composta por vários produtos poderá ter, para cada um, quantidades encomendadas, satisfeitas, por satisfazer ou canceladas.

Este módulo permite estender as funcionalidades de consulta descritos no módulo Integração de Encomendas: Sede > Website para permitir que cada linha de uma encomenda possa apresentar estes valores.



As lojas online de média e grande dimensão procuram, cada vez mais, automatizar os seus processos por forma a melhorar os tempos de entrega, reduzir as possibilidade de erro causadas por intervenção humana e reduzir os custos operacionais.

O módulo de integração com a Chronopost permite a geração automática de etiquetas, que são coladas ás embalagens durante o processo de preparação da expedição da encomenda realizada através da loja online.

O seu funcionamento passa pela instalação de um motor nas instalações do cliente que irá permitir percorrer o website online, em períodos de tempo determinados e, em função das novas encomendas, gerando um ficheiro que depois é interpretado pelo software Chronoship da Chronopost para geração automática das etiquetas e inserção da encomenda no sistema de entregas desta organização.

Ao nível do frontoffice, para clientes que escolhem esta forma de entrega, são apresentados os dados necessários para que o cliente possa consultar, a partir do site da Chronopost, o estado / localização da sua encomenda. Por opção, esta informação poderá também ser apenas apresentada ao cliente na altura em que a encomenda passa para o estado de entrega, através da mensagem de correio electrónico que é enviada para o efeito.

Este módulo define uma nova forma de entrega e depende do módulo de encomendas e formas de entrega para ser aplicado. Outras condicionantes: só está previsto o envio de encomendas para o território nacional e internacional, em modelos de negócio da Chronopost que permitam a atribuição de preço da forma de entrega em função do volume e peso da mercadoria.

Nota: Apenas disponível para projectos desenvolvidos na plataforma cms@plako.
Para a instalação do motor nas instalações do cliente é fornecido um manual com os procedimentos necessários. Para a instalação remota por elementos da Plako, este processo tem um custo de 26€ / hora. Para instalações que necessitem de deslocação presencial, solicitar orçamento.



Com este motor é possível enviar diariamente mensagens de correio electrónico que satisfaçam uma determinada condição presente na informação de registo base, do módulo de registos de utilizadores. Útil, por exemplo, para o envio de mensagens de aniversário para os utilizadores.

Através do gestor de conteúdos é possível definir a mensagem que será enviada. A mensagem pode ser personalizada com:

  • Nome;

  • Data.

O Motor de envio de emails por condição requer o módulo de registo de utilizador.



A disponibilização de informação atualizada em portais ou sites institucionais, é uma tarefa que consome, muitas das vezes, muito tempo. A Plako dispõe de um conjunto de motores capazes de obter informação, de forma automática, de portais disponibilizados para o efeito. Os motores disponíveis atualmente são:

  • Meteorologia (MOTI-MET) 42 € + 22 € /ano – Capaz de disponibilizar informação atualizada de hora a hora sobre o estado do tempo num determinado distrito / cidade. Ao nível do frontoffice, é disponibilizada a seguinte informação (weatherchannel.com)

    • Caixa com resumo do estado do tempo;

    • Página com informação sobre o estado do tempo de todas as horas do dia corrente;

    • Página com a previsão do estado de tempo para os próximos dias.

Poderá, no entanto, optar pela informação do Instituto de Meteorologia de Portugal, que tem a vantagem de fornecer informação diferenciada por concelho. No entanto, tem como desvantagem o facto de disponibilizar menos informação, nomeadamente:

  • Caixa com o estado de tempo actual com a seguinte informação:

    • Estado do tempo (ícone)

    • Temperatura mínima / máxima

  • Página com listagem dos próximos 5 dias, sendo que o primeiro é o próprio dia, e quatro dias seguintes, com a seguinte informação:

          • Estado do tempo (ícone)

          • Temperatura mínima / máxima.

  • Jogos (MOTI-JG) 18 € + 16 € /ano – Página com informação sobre o resultado dos últimos jogos de sorte da Santa Casa da Misericórdia: Tototolo, Joker, Totoloto2, EuroMilhões, Totobola. Possibilidade de consulta dos resultados de jogos até duas semanas anteriores.

  • Farmácias (MOTI-FARM) 24 € + 16 € /ano – Farmácias de serviço para uma determinada cidade do país, referente ao dia em questão.

  • Marés (MOTI-MAR) 24 € + 16 € /ano – Informação sobre as variações das marés da costa

A informação é disponibilizada e atualizada de forma automática, através de motores desenvolvidos especificamente para o efeito. Como os portais que alimentam estes sistemas automáticos, podem mudar com o tempo (mudança de localização da informação, por exemplo), os motores deixam de funcionar nesse momento. Por essa razão é que, associado ao custo normal do módulo, se aplica uma avença anual para prevenir essas alterações.



A fidelização de utilizadores registados, bem como a criação de mecanismos que permitem garantir que a respectiva base de dados se mantenha actualizada poderá ser, para determinados projectos, um aspecto fundamental.

Este módulo permite dotar um projecto com um motor externo, executado diariamente, para a realização das seguintes opções:

  • Remover utilizadores registados que não façam login há mais de X dias. Isto é, retirar todos os utilizadores registados que não acederam ao website, por exemplo, no último ano.

  • Notificação de não-login – Neste caso, o mesmo motor poderá ser utilizado para notificar utilizadores registados que não acedam o website há mais de X dias. Funciona como um lembrete. A mensagem de correio electrónico (definida no gestor de conteúdos) deverá ser apelativa para potenciar o sucesso deste mecanismo.

Nota: A data e hora utilizadas para as notificações correspondem à data em que o utilizador efectuou login pela última vez no website, o que poderá não corresponder à data em que o utilizador visitou o website pela última vez.