Listagens

Existem dois tipos de listagens: Laterais e Expandidas.

Características comuns a ambos os tipos:

  • Guardar o estado da listagem - Quando se fecha a janela da listagem, todo o estado é guardado para que, mais tarde, quando voltar a abrir essa mesma listagem, surja a informação exactamente igual ao momento em que fechou a janela. Algumas das informações que são registadas são:

    • Os campos da pesquisa;

    • A página que estava a visualizar;

    • Ordenação das colunas;

    • Se está a utilizar a pesquisa avançada ou normal;

    • As colunas visíveis;

    • A largura das colunas.

  • Em cada registo existe um menu de contexto, que permite remover ou criar registos. Em função do módulo, poderão surgir mais ou menos opções neste menu.

Listagens Expandidas

As listagens expandidas podem incluir vários campos (colunas). No exemplo que se segue - uma listagem de notícias - são visíveis três campos: Título , Publicar  e Data . Cada campo varia consoante os elementos a que a listagem se refere.



Neste tipo de listagens é possível determinar que colunas são ou não visíveis, através do ícone
  .

Poderá também personalizar a largura de cada coluna (arrastando o separador existente entre o limite direito de cada coluna no cabeçalho) ou alterar a ordem das colunas (arrastando o cabeçalho da coluna pretendida para cima de outra).






No topo da janela encontramos duas indicações importantes

O número de registos indica o total de registos existentes. O número de registos apresentados por página pode ser definido para cada projecto, sendo que por defeito cada página inclui 100 registos. Sempre que esse limite por página é ultrapassado surge um cursor de paginação. Uma vez que, neste caso, existem 1243 registos é possível consultar treze páginas, utilizando as setas  para passar uma página de cada vez ou  para navegar até à última página. É também possível indicar directamente o número da página pretendida .

As setas de ordenação, também presentes no topo da janela , controlam a ordenação com que os registos irão aparecer no frontoffice ou na intranet (ordenação fixa). Pode ser utilizado, por exemplo, para definir a importância de categorias de produto ou para destacar uma notícia numa listagem.

Nas listagens expandidas é ainda possível efectuar pesquisas. Existem dois tipos de pesquisa: simples  e avançada . A pesquisa simples procura palavras que componham o título ou o conteúdo dos elementos da listagem. Os elementos da pesquisa avançada dependem dos elementos da listagem. Vejamos novamente o exemplo da listagem de notícias.

As listagens expandidas permitem ainda exportar os elementos da listagem para ficheiros Excel ou OpenOffice, utilizando para isso os botões situados no topo da janela .


Neste caso, é possível procurar notícias por título , por texto (corpo da notícia) , por estado  – publicado ou não – ou por data . Podemos escolher uma data de inicio/fim ou deixar estes campos em branco. É ainda possível pesquisar as notícias do dia, da semana corrente, da semana passada ou do corrente mês.

Mediante cada projecto, campos de pesquisa podem ser acrescentados e excluídos.

Listagens Laterais

As listagens laterais são bastante mais simples que as expandidas, uma vez que apresentam somente o título de cada elemento . Permitem editar directamente o conteúdo de cada entrada , mantendo a listagem visível. Bastante útil como facilitador de organização. É o caso do exemplo que se segue, onde se apresenta a listagem das páginas que compõem uma loja online.


Uma das vantagens da listagem lateral é facilidade de ordenação dos elementos. Existem duas maneiras de organizar as entradas da listagem. À semelhança da listagem expandida, é possível utilizar as setas de ordenação , seleccionando a entrada pretendida e movendo-a com o auxílio das setas até ao local pretendido. Outra maneira é simplesmente arrastar os elementos para o sítio desejado.

Através do método “drag and drop” (arrastar e largar) é ainda possível modificar a categoria dos registos. Vejamos o exemplo acima: podemos concluir que existem três categorias (níveis) de registos. As entradas “Sobre nós”, “Produtos” e “Contactos” fazem parte de um primeiro nível – tornando-se assim categorias Pai. Num segundo nível encontramos “Missão”, “Produtos alimentares” e “Cosméticos” e ainda num terceiro nível podemos ver “Padaria” e “Pastelaria”. Este método de organização é, como podemos concluir, muito intuitivo.

Para modificar a categoria de um registo basta arrastá-lo para cima da entrada a que o pretendemos subordinar. Por exemplo, para definir que “Pastelaria” será uma entrada de “Produtos” (e não de “Produtos alimentares”), basta seleccionar “Pastelaria” e arrastá-la para cima de “Produtos”. Essa entrada passará então a ser uma categoria de segundo nível.

Para criar uma nova entrada basta utilizar o menu de contexto . É possível criar dois tipos de entradas: Novo Capítulo e Nova Página, dependendo do nível pretendido.

Quando criada uma nova entrada, apenas é necessário preencher o título  e o texto pretendido, com a ajuda do editor avançado .

Para remover uma entrada é necessário seleccioná-la  e utilizar o menu de contexto, escolhendo “Remover Registo”.

Teclas de Atalho
A tabela que se segue apresenta uma esquematização das teclas de atalho disponíveis para listagens.

Windows Linux Mac Descrição
Enter Enter Enter Um dos atalhos mais importantes, Pode utilizar-se em qualquer campo de pesquisa (para evitar ter que carregar no botão "pesquisar") ou mesmo no campo número de página.  
Ctrl + A Ctrl + A Ctrl + A Abrir e fechar a pesquisa avançada
Ctrl + Seta Direita Ctrl + Seta Direita Ctrl + Seta Direita Página Seguinte
Ctrl + Seta Esquerda Ctrl + Seta Esquerda Ctrl + Seta Esquerda Página Anterior
Ctrl + Home Ctrl + Home Ctrl + Home Primeira página
Ctrl + End Ctrl + End Ctrl + End Última página
Ctrl + Seta Baixo Ctrl + Seta Baixo Ctrl + Seta Baixo Mover registo para baixo na ordem
Ctrl + Seta Cima Ctrl + Seta Cima Ctrl + Seta Cima Mover registo para cima na ordem
Ctrl +L Ctrl +L Ctrl +L Pesquisa simples